Excel para gestão da empresa, posso confiar?

Excel para gestão da empresa, posso confiar?

Usar o Excel é algo bem comum que empresários utilizam quando abrem seus negócios, e nós não podemos negar que ele apresenta ferramentas úteis para o dia a dia. Mas posso confiar apenas nisso?

QUAIS PROBLEMAS POSSO TER USANDO APENAS O EXCEL NA GESTÃO DA MINHA EMPRESA?

1- Confiabilidade:

Dois pontos são relevantes em questão à confiança que o utilizá-lo irá nos passar. 1° Ponto: Caso ocorra qualquer problema com o computador onde a planilha está salva, ou mesmo na rede, existe a grande possibilidade dos dados serem perdidos ou corrompidos.

2° Ponto: Fórmulas existentes no programa. Não existe outra maneira de fazer a gestão de uma empresa sem a utilização de diversas fórmulas diferentes. O grande problema, é que poucas pessoas dominam essas fórmulas, logo, o cálculo de uma empresa inteira pode estar se baseando em cálculos errôneos. Mesmo que uma pessoa monte uma planilha da forma correta, se mais de uma pessoa utilizá-la corre grandes chances de algo dar errado.

2- Informações:

Quando se trata de uma empresa de diferente tipos de porte, falamos muito sobre o fluxo de informações. Logo, se for uma empresa de um porte maior, serão necessários diversas planilhas de controles diferentes, e também, com grande número de informações. Quando isso ocorre, a planilha irá ficar grande e pesada, causando lentidão nos computadores e dificultando a rotina de trabalho.

3- Análise:

Toda planilha tem dois objetivos: controlar e analisar. Sendo assim, precisamos abordar as dificuldades de análise através de planilhas de excel.

Uma análise de um negócio depende de visualizar os dados de setores como venda, estoque, financeiro, fiscal e assim por diante, portanto, para que o empresário consiga entender sua empresa através de planilhas, ele teria que acompanhar diversas versões de planilhas e fazer uma outra, com a junção desses dados, para aí sim, unificar tudo e concretizar sua análise.

4 – Integração

O item anterior nos leva ao maior malefício desse modelo de gerir, que é a falta de integração.

Para gerir uma empresa é preciso trabalhar com diversas planilhas, o problema é que para fazer com que elas conversem entre si, é praticamente impossível. Existem fórmulas que fazem com que o dado alterado em uma planilha influencie no resultado de outra, entretanto, além de deixar a planilha muito pesada, ela não funciona para a gestão em si. Ela funciona para entender que um produto foi tirado do estoque, por exemplo, mas num âmbito geral, ela deixa de ser útil.

Quais as melhores maneiras de fazer a gestão de uma empresa?

A melhor maneira de fazer a gestão de uma empresa, sem dúvida alguma, é tendo um auxilio de um sistema de gestão, como o wSAC. Esse tipo de sistema, possibilita cobrir toas as funções que uma planilha de Excel não permite.
Fonte: ERPflex

Comentários

Compartilhe esse Post

Deixe um comentário


Open chat