Como evitar golpes no PIX? Dicas imperdíveis para se proteger!

O PIX revolucionou a forma como os brasileiros fazem os seus pagamentos. Com transferências super rápidas, práticas e sem custo, o PIX veio para otimizar e facilitar transações, seja entre pessoas físicas ou em pagamentos para empresas. 

Entretanto, todos os métodos de pagamento requerem algumas medidas de segurança e, com o PIX, não é diferente. Conforme seu uso foi aumentando, foram surgindo algumas dificuldades  no caminho de quem utiliza o PIX como método de pagamento.

Apesar de ser um método de pagamento intuitivo, algumas pessoas podem não notar alguns detalhes e acabar caindo em golpes. São várias as formas encontradas para tirar dinheiro de empresas ou pessoas que acreditam estar transferindo para um fim totalmente diferente. 

Por isso, neste artigo você saberá quais são as principais fraudes e como evitar golpes no PIX.

Conheça os principais golpes no PIX

Apesar de existirem vários alertas, evitar golpes no PIX nem sempre é tarefa fácil. 

Além de os golpistas estarem sempre se reinventando, qualquer um pode ser pego em um momento de desatenção e cair em um golpe. Muitas pessoas sofreram prejuízos em suas empresas por caírem em golpes do PIX. 

Qualquer um pode sofrer esse tipo de golpe, mas, como os dados de empresas são mais expostos e o volume de transações é maior, empresas também correm um grande risco de se tornarem alvo. 

Outros tipos de golpes já eram utilizados anteriormente, mas com o PIX adquiriram uma nova roupagem. Para evitar golpes no PIX, saiba quais são os principais tipos e como eles são aplicados.

Clonagem de WhatsApp

O WhatsApp é uma importante fonte de informações sobre a pessoa, seja ela física ou jurídica. Por isso, antes mesmo do PIX, golpistas buscavam formas de clonar o WhatsApp de outros números para ter acesso à sua lista de contatos. 

Com o uso das informações de outras pessoas e acesso aos contatos, eles pedem transferências de dinheiro, que agora podem ser feitas por PIX. Por isso, os códigos e informações fornecidas pelo WhatsApp são pessoais e não devem ser compartilhadas com ninguém. 

Além disso, se outra pessoa, ainda que conhecida, pedir dinheiro por mensagem, desconfie: confirme, faça chamada de vídeo para ter certeza de que é a pessoa e busque se resguardar ao máximo sobre a identidade de quem receberá o dinheiro. 

Falso funcionário de banco

Uma pessoa que trabalha no banco estará identificada com crachá ou outro meio de identificação e nunca irá pedir os seus dados sensíveis, como senha, por exemplo. 

Seja por meio de funcionários falsos ou páginas falsas, podem ser solicitados todos os dados para acesso à sua conta e o seu PIX para fazer transferências indevidas. 

Bug do PIX

Assim como diversos outros aplicativos de investimento, de banco ou de compras, o PIX também tem tido golpes em torno de uma suposta falha. Esse golpe se baseia numa promessa de que há um “bug” no PIX que poderia beneficiar financeiramente a vítima. 

Para isso, a pessoa precisaria fazer algum tipo de transferência ou transação com a qual receberia ainda mais dinheiro de volta. Esse bug não existe e, muitas vezes, a pessoa só irá perceber quando já tiver perdido o dinheiro. 

Falsas centrais de atendimento

Com contas no WhatsApp, SMS ou até por ligações, golpistas entram em contato como se fossem a central de atendimento do seu banco e enviam links maliciosos ou solicitam dados sensíveis sob algum pretexto. 

Por isso, caso tenha algum contato que supostamente seja de seu banco, não clique em nenhum link, nem transfira informações. Caso o pretexto seja algum problema em seu banco, vá presencialmente para se assegurar das informações. 

Com tantos golpes, é importante estar atento às fraudes mais comuns e até a outros contatos suspeitos que possam ser novos golpes. Algumas formas de estar sempre pronto para evitar golpes no PIX estão citadas abaixo.

Dicas para evitar golpes no PIX

Atenção aos remetentes e páginas suspeitas

Sempre confira se o endereço do site que está acessando está correto, desde a aparência, logo, até a escrita do site. 

Além disso, desconfie de remetentes que enviam links ou pedem dados sensíveis. Você sempre pode entrar em contato com o seu banco pelo telefone que costuma estar no verso do cartão ou indo fisicamente à sua agência. 

Cadastre suas chaves apenas em canais oficiais

Somente cadastre sua chave PIX no aplicativo bancário, internet banking ou agências. Fique atento a outros meios que tentem fazer você cadastrar uma chave PIX: eles vão pedir dados sensíveis da sua conta, que nunca devem ser compartilhados com estranhos ou em canais não oficiais.

Certifique-se sobre dados oficiais nas transações

Confira item a item em seu comprovante de PIX. Além disso, se for para alguma pessoa que pediu, tenha certeza de que quem receberá o PIX é quem você acredita que seja. Além disso, nunca compartilhe os códigos de confirmação que recebe de apps como o WhatsApp.

Para empresas, passar por golpes assim é muito traumático. Além do potencial de dano ser enorme, se o golpe envolver clientes da empresa, a imagem da marca pode ser profundamente afetada. 

Por isso, além dos mecanismos para evitar golpes no PIX já citados, é importante ter ferramentas tecnológicas para ter controle de todas as transações da empresa, permitindo mais segurança e credibilidade para o seu negócio

O software da wSAC pode ser um grande parceiro para o setor financeiro das empresas. O wSAC é um sistema super completo, que conta com fluxo de caixa, controles financeiros e várias outras facilidades para manter a segurança e a saúde financeira do seu empreendimento. 

É muito mais praticidade para ter segurança, organização e controle sobre o seu negócio!