Golpes com PIX. Como evitar?

Golpes com PIX. Como evitar?

Além das inúmeras vantagens do PIX, uma de suas desvantagens são os golpes que estão aplicando pela facilidade da transferência de dinheiro. Confira os principais golpes:

CLONAGEM DO WHATSAPP:

O mais comum de todos golpes, é a clonagem de Whats. O usuário recebe uma mensagem pelo aplicativo de uma empresa em que a vítima, supostamente tenha cadastro. Como um banco ou operadora de celular. Na mensagem, o golpista solicita um código de segurança que já foi enviado por SMS pelo app, afirmando se tratar de uma atualização, manutenção ou confirmação de cadastro. Confirmando esse código, os bandidos conseguem clonar o seu WhatsApp em outro celular. A partir da clonagem, eles tem acesso as suas conversas, e começam a mandar mensagens para amigos e familiares pedindo dinheiro emprestado para pagar alguma conta. Fique sempre atento se alguém vir pedir dinheiro dizendo ser urgente do nada, muito provável que seja golpe!

COMO EVITAR? O principal é não compartilhar com ninguém códigos de confirmação recebidos em seu celular sem que você tenha solicitado. Também é interessante habilitar a verificação de duas etapas no app, você terá que cadastrar uma senha, e periodicamente o app irá solicitar essa senha.

FALSO FUNCIONÁRIO DO BANCO:

Nesse golpe, o golpista finge ser um funcionário de um banco ou instituição financeira que você tenha vínculo, e entra em contato para confirmar seus dados, oferecer ajuda ou testar sua chave pix, em todos esses casos os objetivos são roubar os teus dados e o induzir a fazer uma transferência!

COMO EVITAR? É importante ressaltar que qualquer banco ou instituição financeira nunca irão solicitar seus dados de forma ativa (com o contato vindo deles) e funcionários não ligam para os clientes para fazer testes com o PIX ou qualquer outro procedimento que envolva transação monetária. Na dúvida, nunca compartilhe teus dados ou realize transferências sem antes consultar seu banco para obter esclarecimentos.

BUG DO PIX:

Outro dos golpes comuns com o PIX é o do “bug do pix”. Nesse golpe, os golpistas transmitem imagens e vídeos falsos (fake news) disseminados através das redes sociais afirmando que, graças a um bug no PIX, é possível receber de volta o dobro do valor transferido para chaves aleatórias. Mas na realidade, ao enviar o valor para essa chave, a vítima está apenas enviando o dinheiro para os golpistas.

COMO EVITAR? Não existem qualquer bug no pix, e com certeza, se houver, essa informação chegará até você de forma oficial e ampla.

 

Comentários

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta


Open chat