O que é o PIX?

A grande maioria das pessoas utiliza ou já utilizaram o PIX! Mas afinal, você sabe o que é o PIX?

O PIX é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o PIX, as pessoas e empresas podem fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

COMO ADERIR?

O primeiro passo para aderir é criar a chave PIX. Para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.

COMO FUNCIONA?

O PIX é uma função que aparece no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação – pagamento ou envio de dinheiro – basta escolher o PIX no aplicativo como forma de realizar a operação.

COMO FAZER TRANSAÇÕES?

Na hora de fazer uma transação – como pagamento ou envio de dinheiro, o PIX aparece no aplicativo como uma das opções para concluir a operação, ao lado da TED ou DOC, por exemplo. Basta escolher o PIX que a operação será feita.

QUAIS AS VANTAGENS?

Segundo o Banco Central do Brasil, as principais vantagens são: Serviço disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana. Transações concluídas em menos de 10 segundos. Gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs.

 

E você, já utiliza o PIX para pagamentos?