Quais são as vantagens de utilizar o PIX?

Já contamos um pouco para vocês sobre o que é o PIX. Mas quais são as vantagens de utilizá-lo?

SEMPRE DISPONÍVEL:

Independente de horário bancário, dias úteis, finais de semana ou feriados. O PIX permite efetuar pagamentos a qualquer hora do dia, até de madrugada, e ter a quantia compensada no mesmo instante, diferente de TEDs, DOCs, e boletos.

SOMENTE O CELULAR:

O PIX é realizando dentro do aplicativo do banco, ou instituição financeira de cada um. Dentro do app, tem a opção PIX. Existem 3 formas de utilizá-lo: QR Code, Chaves Pix e Dados pessoais.

FEITO EM 10 SEGUNDOS:

Todos pagamentos e transferências do PIX são realizados de maneira imediata, em até 10 segundos. Isso evita a angústia de não saber quando o dinheiro cai, como também questões práticas do dia a dia.

SEM CUSTO PARA PF:

O PIX é gratuito para pessoas físicas, pagamentos feitos por este meio não tem custo algum. Mas atente-se apesar da gratuidade do PIX para PF, o PIX para pessoas jurídicas pode ser taxado. Segundo o Banco Central, fica a cargo da instituição financeira decidir se irá cobrar e quanto irá cobrar pela transação do PIX para empresas.

MAIOR CONTROLE:

Para quem tem empresa e usa o PIX, o controle do fluxo de caixa e o recolhimento dos tributos vão ficar mais fáceis, já que tudo é registrado de forma digital. O controle também é melhor para pessoas físicas, já que, com um sistema unificado, fica mais fácil visualizar as movimentações.

SEGURANÇA:

Transações que são feitas via PIX tem as mesmas medidas de segurança utilizadas em transações via TED e DOC, como forma de autenticação e criptografia. O Banco Central garante que as informações pessoais estão protegidas pelo sigilo bancário, estabelecido na Lei Complementar N°105, e também pela Lei Geral de Proteção de Dados.

SEM BUROCRACIA:

Utilizando o PIX não existem meios intermediários (bancos e instituições financeiras). O valor das transferências sai direto da conta de quem está pagando para conta do recebedor.