Introdução

Você está gerando dinheiro suficiente para continuar operando seu negócio? Conhece as melhores maneiras para aumentar a margem de lucro da sua empresa? Essas perguntas são relevantes e para ter respostas a elas é importante monitorar suas finanças de perto.

A margem é a porcentagem de lucro entre a receita de vendas e os custos de produção ou compra. Em suma, é um indicador da rentabilidade. Para compreender a sua importância podemos partir do pressuposto que “se algo não pode ser medido, não pode ser melhorado”.

Do contrário, a falta de controle ou supervisão pode resultar em um desperdício desnecessário de recursos e procedimentos e até mesmo comprometer a continuação da atividade. 

Por isso, para que uma empresa se expanda e encontre mais oportunidades no mercado, ela também pode contar com sistemas que facilitem a gestão dos negócios e que permitam ter uma visão clara da saúde das suas finanças.

Qual a importância de ter uma boa margem de lucro?

Há dois tipos de margem de lucro: a bruta e a líquida. Estes dois conceitos contábeis, apesar do nome comum, abrangem realidades muito diferentes.

A margem bruta é uma porcentagem derivada de uma equação que mostra a quantidade de dinheiro disponível após tirar sua receita total e subtrair o custo dos produtos vendidos.

Por sua vez, a líquida também é uma porcentagem derivada de uma equação que mostra a quantidade de dinheiro que sobrou de seu lucro bruto (receita menos custo de mercadorias) depois de subtrair todas as suas despesas operacionais.

Logo, a importância da margem de lucro apresenta os seguintes benefícios:

Alinhamento e atualização de preços

Trata-se de controlar melhor todos os custos, despesas e demais valores que dizem respeito a seus serviços, produtos e operações, permitindo tomar decisões mais estratégicas. 

Ou seja, calcular a margem de lucro de um produto é importante para avaliar os preços de cada item e assim conseguir um alinhamento e atualizações de preços.

 Identificação de gastos desnecessários

Com o cálculo da margem de lucro você poderá verificar o que está errado, se há algum problema de gestão de despesas, de precificação e assim por diante, possibilitando maneiras de impedir que esses problemas continuem acontecendo.

Investimentos adequados

Dessa forma, torna-se mais fácil o entendimento dos investimentos necessários para a sua empresa. Se você tem um projeto em mente, por exemplo, e está em dúvida sobre essa ação, a margem de lucro torna suas atitudes mais visuais, para que assim você decida as melhores maneiras de investir no seu negócio.

Contudo, existem boas práticas para melhorar esse percentual, sendo capazes de gerar grandes avanços e o crescimento financeiro do negócio.

Dicas exclusivas para aumentar a margem de lucro da sua empresa

A pandemia afetou os balanços de muitas empresas brasileiras e tornou a viabilidade de algumas delas um desafio. Além disso, conseguir aumentar a margem de lucro parece desafiador. Porém, nessa empreitada, algumas dicas podem ajudar:

Otimize seus processos logísticos

O primeiro passo é entender exatamente quais são os gastos e como medi-los. Cada um desses processos deve ser bem planejado para que os resultados sejam úteis na tomada de decisão.

Isso vale especialmente para comparações entre despesas e orçamentos, que permitem saber em qual setor focar seus esforços de otimização e redução de custos logísticos.

O planejamento detalhado é parte essencial para fazer ajustes estratégicos na rotina de suas operações. 

Encontre o seu diferencial no mercado

A gestão automatizada visa satisfazer a demanda nas melhores condições de serviço, custo e qualidade, ou seja, o atendimento aos requisitos do cliente.

Com isso, confere uma vantagem competitiva ao fazê-lo a um custo menor, o que nos permite melhorar o percentual de ganho dentro da empresa.

Controle adequadamente seu estoque

Dentro do planejamento estratégico, o processo de estocagem é um dos mais importantes na hora de otimizar custos. Essa fase é onde ocorre a maior parte das perdas, situação que pode ser evitada com estratégias eficazes e análise de resultados.

A utilização de ferramentas ajuda a simplificar e padronizar as rotinas de estoque e, ainda, pode aumentar a margem de lucro da instituição. No entanto, cada empresa possui peculiaridades e necessidades diferentes. 

Por isso, as oportunidades devem ser estudadas de acordo com as características organizacionais de cada uma, que servirão de base para a implementação das melhores práticas de estoque ou armazenagem.

Conte com ferramentas de gestão especializadas

Vivemos na era digital. Para onde quer que olhemos, podemos ver como a tecnologia contribuiu e continua contribuindo para inúmeras melhorias em nossas vidas.

Dentro dessa nova revolução industrial, destacamos os softwares de gerenciamento, não apenas para monitorar as movimentações diárias, mas também para gerir a integração de dados e informações.

Além disso, a automação também elimina possíveis erros humanos e, consequentemente, os prejuízos que estes podem causar. 

Você já deve ter entendido que não é fácil ficar de olho nos custos e margens de uma empresa. Afinal, são muitos os fatores que afetam as receitas e as despesas. 

Por isso, poder contar com softwares que monitoram os fluxos da empresa e elaboram automaticamente as perspectivas sobre os fluxos de caixa esperados é certamente o caminho certo para analisar e planejar o desenvolvimento do seu negócio com serenidade.

O software da wSAC pode ser um grande parceiro nesse processo! Isso porque proporciona uma gestão automatizada, com um controle de estoque altamente inovador e tecnológico que otimiza demandas, proporcionando o aumento da margem de lucro através de um sistema que leva qualificação e organização para a gestão de empresas.

Nesse sentido, você pode comparar diferentes cenários e tomar decisões com base em dados reais, de forma fácil e sem perder tempo com as planilhas complicadas do Excel. 

Ao administrar um negócio é importante entender o quão lucrativo ele é. E a wSAC está aqui para te mostrar os melhores passos a seguir! Clique no botão abaixo, solicite uma DEMONSTRAÇÃO GRATUITA e não perca mais tempo!