Que as vendas na Black Friday representam um aumento no comércio em geral, isto já ficou evidente.
O aquecimento da Black Friday acontece bem antes da sua data exata, alguns meses antes de novembro já é possível ver algumas campanhas com termos como “Esquenta Black Friday” e outros correlatos, criando uma atmosfera de euforia para as compras.
Este fato por si só já é importante para aproveitar os meses de “vacas magras” e gerar oportunidades de vendas usando a força da Black Friday, que a cada ano ganha mais força em nosso país.
Esse é apenas um exemplo de como é possível se beneficiar e gerar vendas na Black Friday, vamos entender como tirar mais proveito desta época.
Qual a importância da Black Friday para os negócios?
Como mencionamos, este período promocional gera inúmeras oportunidades para os negócios que vão muito além de criar um aumento expressivo do número de vendas, dentre elas:
Crescimento do e-commerce
Usar a marca Black Friday possibilita um incremento no movimento dos negócios, especialmente no comércio eletrônico, pois é lá que a maioria das vendas acontecem.
Muitas empresas que até então não tinham se aventurado no mundo das vendas online inauguram as suas atividades de e-commerce neste período. Seja criando as suas próprias lojas virtuais, ou firmando parcerias com grandes marketplaces.
Liberar espaço no estoque
É muito comum que por um motivo, ou outro, algumas mercadorias fiquem estagnadas nos estoques das empresas.
Seja por sazonalidade, por compras em excesso, ou por outro motivo qualquer, é importante escoar estas mercadorias quanto antes. A Black Friday é uma ocasião perfeita para colocá-las em promoção e liberar espaço no seu estoque.
Atrair novos clientes
Através das vendas na Black Friday é possível atingir novos públicos que vão conhecer o seu negócio através das promoções deste período. Investindo em paralelo em um bom atendimento é possível atrair novos clientes e fidelizá-los à sua marca.
Utilize dados dos anos anteriores
A tecnologia sempre deve ser uma aliada nas análises e planejamento de ações estratégicas e de marketing, por exemplo.
Contudo, quando relacionamos isto a um momento tão importante para o comércio como o Black Friday, precisamos intensificar ao máximo o uso de ferramentas que auxiliem nos processos de tomada de decisão.
Conhecer o seu público-alvo é essencial para executar ações bem sucedidas. Por isso, usar soluções de coleta e análise dos dados dos seus clientes é uma política que deve ser incentivada em qualquer negócio.
Afinal de contas, qualquer campanha que não tenha o foco correto, pode não engajar consumidores. Portanto, será um esforço e um investimento perdido, não agregando nada nas vendas na Black Friday.
Prepare o estoque para suas vendas na Black Friday
Acreditamos que já ficou evidente como as vendas na Black Friday vão interferir diretamente na manutenção do seu estoque no seu depósito.
Várias possibilidades positivas podem agregar a sua gestão de estoque se sua empresa souber aproveitar este período, dentre elas:
Maior organização
Colocando produtos estratégicos em promoção, por exemplo, pontas de estoque, produtos estagnados há muito tempo, é possível esvaziar estas pequenas quantidades de itens e criar lacunas que propiciem uma melhor organização do seu estoque.
Também é possível reorganizar o seu armazém para ganhar mais agilidade, implantando sistemas PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai), ou outros que mais se adequarem à realidade do seu negócio.
Redução de custos
Liquidar alguns itens no Black Friday, pode ser uma excelente oportunidade de reduzir os custos com armazenamento, especialmente quando estes produtos estão em centros de distribuição, que locam os seus espaços para “guardarem” eles.
Menor perda de material e produto
Quando falamos de produtos temos que atentar para um elemento muito importante, a sua validade.
Muitos itens tem curto prazo de validade, por isso, usar este momento para fazer uma promoção e vendê-los na Black Friday é uma grande ideia que vai minimizar a possibilidade de perdê-los.
Outros itens apesar de não possuírem uma validade definida podem ser afetados pelo fator “moda”, e quando não estão mais em evidência tornam-se difícil a sua comercialização, por isso, aproveitar as vendas na Black Friday é uma ótima ideia.
Dicas para preparar a sua empresa para as vendas na Black Friday
Assim como qualquer campanha, a Black Friday precisa de planejamento para que se possa aproveitar no máximo deste período. Separamos alguma dicas que podem fazer toda a diferença para a sua empresa:
Comece pelo planejamento e estratégia de comunicação
Definir um posicionamento adequado para o seu público alvo é essencial para qualquer ação. É importante conhecer os seus clientes para elaborar uma estratégia personalizada para eles.
Pense na precificação, visando vendas que gerem lucros reais
O componente preço é altamente relevante neste momento, afinal de contas, as vendas na Black Friday representam vantagem financeira para os clientes.
Neste caso é importante ficar atento às taxas de lucro real para conseguir ao mesmo tempo atrair mais clientes para o seu negócio e não causar um prejuízo financeiro para a sua organização.
Selecione os produtos
Já falamos, mas é importante reforçar, que escolher os produtos corretos para a sua promoção pode intensificar as vendas e ainda desafogar o estoque de itens que estão parados.
Invista em ferramentas de gestão
Sistemas de gestão são fundamentais para aproveitar ao máximo as suas vendas na Black Friday, além de darem todo o suporte para o planejamento deste evento, também criam um banco de dados valioso para se organizar para os demais eventos do ano.
Ferramentas tecnológicas como o wSAC vão automatizar muitos processos gerenciais da sua empresa e dar o devido suporte para que você venda ainda mais.
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