Na era digital, é necessário que seu negócio esteja presente na internet e você consegue isso por meio do e-commerce. Confira o artigo e saiba como!
Introdução
Vivemos em uma era na qual podemos fazer inúmeras coisas pela internet, desde agendar um procedimento a comprar um lote de suprimentos necessários para um negócio. Desse modo, é praticamente uma obrigação uma empresa estar no meio digital.
E com a internet e suas facilidades de comércio surgiu o e-commerce. E ele nada mais é do que a forma como os negócios estruturam seu processo de compra e venda no meio virtual. Dessa forma, todas as transações comerciais são realizadas por meio de ferramentas online.
Durante este artigo você verá a importância de integrar o e-commerce na sua empresa.
Do que se tratam as integrações com e-commerce?
O e-commerce, ou comércio virtual, é a nomenclatura dada aos empreendimentos que estruturam o processo de compra e venda de forma online, fazendo com que todo o processo seja realizado virtualmente. Ele também serve como vitrine para o seu negócio.
Sendo assim, vale destacar que o e-commerce digitaliza completamente alguns processos básicos, como o de venda e o de atendimento ao cliente. Desse modo, ele também abre oportunidades de automação em outras áreas como controle financeiro e estoque, por exemplo.
Portanto, ao utilizar sistemas de integração em lojas virtuais é possível contribuir para assegurar a transferência de informações do e-commerce. Dessa forma, será minimizado a duplicação de dados, que podem causar problemas no futuro e inconsistências, seja na gestão ou na logística do empreendimento.
Vamos destacar, também, a complexidade que envolve as transações virtuais, sendo cada vez mais necessário controlar os dados gerados por meio deste tipo de procedimento.
Por meio da plataforma de e-commerce, é possível gerenciar estoques, controlar recebimentos de pedidos, monitorar vendas e todas as demais atividades do dia a dia de um comércio.
Como funciona na prática?
O e-commerce funciona colocando os seus produtos em uma plataforma de venda online. Desse modo, quando uma pessoa interessada em sombra colorida para olhos, por exemplo, buscar no google, e sua loja vende este produto, com as configurações certas, o produto da sua marca será o principal, ou um dos primeiros resultados de busca a aparecer para esta pessoa.
Como o produto é exposto de forma virtual, é necessário que haja uma boa descrição do produto em questão com todas as informações necessárias, pois isso ajuda no processo de decisão de compra. E, no momento de finalizar a compra, o cliente irá selecionar a forma de pagamento e fornecer o endereço de entrega.
Importância da sua empresa realizar integrações com e-commerce
A integração possibilita a combinação de diversas ferramentas, isto é, recursos e sistemas em um único local – plataforma – facilitando o manuseio diário dessas tecnologias. Ao mesmo tempo, isso garante um aproveitamento maior do potencial proporcionado.
A maximização de vendas online exige uma atenção cada vez maior para a gestão de e-commerce, sem levar em conta que o consumidor está cada vez mais atento e exigente em relação à experiência de compra no meio digital. Ou seja, esse novo comportamento torna as conversões em uma operação mais complexa e necessária para o êxito de uma loja online.
Recursos de controle de estoque, cadastro, seja pessoal ou de produtos, vendas, envios, atendimento e promoção de campanhas de divulgação, entre outras ações, são centralizadas em um único local quando feita a integração da sua empresa com o e-commerce.
Todo negócio necessita ter essas operações e por isso, precisam dessas funcionalidades, para garantir a viabilidade da empresa no mercado digital. Pode até parecer exagerado ter que utilizar diversos recursos digitais para gerenciar um e-commerce, porém, caso a gestão deles seja realizada em sistemas isolados, podem gerar erros graves, ocasionando muitos prejuízos para o negócio.
Principais formas de realizar as integrações com e-commerce
Primeiro, entenda qual a necessidade da integração que o seu negócio pede. Disponibilizar o estoque da loja física? Emitir as notas fiscais das vendas online?
Dessa forma, é necessário primeiro conhecer e entender bem quais as ferramentas necessárias para maximizar o desempenho da sua loja e atendimento virtual. Tendo isso em vista, as coisas se tornam mais fáceis.
Um bom planejamento é o principal caminho para realizar a integração das ferramentas à gestão de comércio virtual. Sendo assim, vamos destacar alguns pontos:
Entenda o perfil do seu cliente
Este ponto é determinante para entender quais recursos são mais necessários e indicados para estimular a interação, engajamento e agregar valor à jornada de compra.
Compreenda sua demanda atual
Esse dado irá nortear o mínimo a ser atendido por uma ferramenta.
Alinhe sua expectativa de crescimento
Essa definição será utilizada como comparativo à anterior e irá marcar uma margem de demanda a ser esperada ao longo de certo período.
Tenha uma sistema de gestão que realize a integração
Opte por um software de gestão que melhor se encaixe às necessidades do seu negócio e realize essa integração com e-commerce nativamente.
Benefícios de realizar integrações com e-commerce
O e-commerce integrado é um dos principais responsáveis pelo equilíbrio do funcionamento dos mais diversos sistemas e ferramentas utilizadas diariamente na gestão de uma loja virtual. Sendo assim, confira mais alguns benefícios de realizar essa integração:
Gestão ágil
A não integração vem a impactar de forma direta na eficiência da rotina de negócios das vendas online. Pois neste cenário, é necessário cadastrar de forma manual diversas vezes as mesmas informações dos insumos no sistema de gestão, na plataforma do e-commerce e nos demais marketplaces.
Quando visualizamos a necessidade de atualização do estoque, é uma atividade de rotina que se torna ainda mais complexa. Com a integração, é possível fazer esta gestão de forma mais ágil e eficiente, porque temos a garantia de que todos os procedimentos estão sendo realizados de uma única vez, já que ele pode ser atualizado de forma automática no futuro.
Controle de estoque eficiente
Ao final de um pedido realizado e no momento de separação, descobrir que o item está esgotado é uma situação super desagradável para todo consumidor. Isso para o lojista representa mais do que uma perda de venda. Isto é, pode ser a oportunidade de fidelizar um cliente.
Tendo em vista diferentes canais de venda, essa é uma situação muito corriqueira para lojas virtuais que não tem um sistema integrado à plataforma de e-commerce. Agrupar as ferramentas de venda em um único lugar faz com que a gestão se torne mais eficiente, impactando diretamente na satisfação do consumidor.
Minimiza erros
Ações realizadas de forma manual estão sujeitas a erros, é inevitável, tendo em vista que é um ser humano que está manuseando. Portanto, a automatização de processos é uma opção mais do que segura e bastante recomendada para aqueles que desejam minimizar esses tipos de ocorrência.
Por isso, a junção do e-commerce tem o objetivo de minimizar erros de digitação, por exemplo, já que os processos são realizados de forma automática.
Melhor fluxo de trabalho
Uma vantagem que vale destaque na integração do e-commerce é a melhoria no fluxo de trabalho, tendo em vista que os processos estão alinhados de acordo com as ferramentas à disposição. Destacamos também que o compartilhamento de informações também facilita a organização dos processos internos.
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