Início de ano, ações precisam ser revisadas e o balanço pós-fim de ano é indispensável. Confira nossas dicas neste artigo!
Introdução
O ano de 2023 já chegou e está na hora de conferir os dados do ano passado, para saber se as metas foram atingidas, entender o que não deu certo, para modificar, e o que deu certo, para replicar. Isso se aplica tanto à vida pessoal quanto à profissional, em uma empresa.
É necessário que os negócios façam esta avaliação para saber como anda a saúde dos departamentos. Se metas de vendas foram alcançadas, se houve mais lucro do que despesa ou o inverso e afins. Tudo isso é necessário para que o planejamento deste ano seja ainda mais assertivo do que o de 2022.
E, durante este artigo, vamos te ajudar a realizar o balanço de fim de ano que sua empresa precisa.
No que consiste o balanço pós-fim de ano?
O balanço pós-fim de ano tem como finalidade colher informações e analisá-las para entender o desempenho da companhia durante os últimos 12 meses. Por isso, as informações coletadas vêm dos mais diversos setores da empresa, sempre considerando dados sobre vendas, investimentos, retornos, fluxo de caixa, emissões de notas fiscais e afins.
Desse modo, é possível definir a situação financeira que o seu negócio se encontra e entender se ele está ou não em dia com as obrigações tributárias.
Entenda a importância do balanço pós-fim de ano
É costume que empresas façam um balanço contábil e patrimonial na chegada de um novo ano, e os motivos são diversos. Porém, mesmo tendo o hábito de realizar o balanço de fim de ano, é necessário que avaliações desse tipo sejam feitas de forma trimestral ou semestral, para não haver correria no último mês do ano ou no primeiro mês do novo ano.
Vamos destacar aqui a importância do balanço contábil e patrimonial, pois é obrigatório que os empreendimentos realizem este balanço. Essa avaliação é o registro da atual situação da sua empresa, necessária para mapear bons investimentos, lacunas a serem preenchidas, altas na produtividade, estratégias que tiveram sucesso, e as que não tiverem, e saldo financeiro.
Tendo em vista as informações obtidas por meio desse balanço, é elaborado o planejamento do novo ano, e é óbvio que a estratégia de uma empresa que obteve lucro difere de um empreendimento que está no vermelho ou enfrentando dificuldades.
Principais dados que compõem o balanço
Agora, vamos mostrar para você alguns dos principais dados a serem coletados para a realização do balanço.
Balanço patrimonial
O balanço patrimonial é um documento que registra todo o patrimônio da empresa em determinado tempo. Na maioria das vezes, consiste em balanços menores, realizados de forma mensal, e não reunidos ao final do ano em um único documento para se ter uma visão geral da organização.
Ele é comumente composto por duas colunas, a primeira consta os ativos da companhia – todos os bens, móveis e imóveis, verba em caixa, máquinas, mercadorias em estoque, investimentos – e a segunda consta os passivos – obrigações da organização como contas a serem pagas, deveres trabalhistas, pagamentos de fornecedores, empréstimos, financiamentos, impostos a pagar e afins.
Obrigações acessórias
As obrigações acessórias representam documentos que afirmam a quitação de impostos, taxas e tributos pela empresa, considerando seu porte, finalidade jurídica e atividade exercida. Dessa forma, cada empresa deve encaminhar aos órgãos fiscalizadores as informações que comprovam o cumprimento dessa obrigação.
Saldos, lucros e prejuízos
Ao mapear o fluxo de caixa e o balanço patrimonial, a organização consegue colocar no papel a sua real situação financeira, ou seja, a obtenção de lucro ou prejuízo.
A apresentação desse resultado é referente aos ganhos e perdas em um determinado período. É uma forma de diagnosticar o momento financeiro da empresa, podendo ser comparado com anos anteriores, facilitando a contextualização, análise e interpretação de resultados.
Riscos de não efetuar o balanço
A não realização desta atividade é deixar de cumprir com diversas obrigações trabalhistas e tributárias, o que pode ocasionar problemas com a lei. Entretanto, pode não ser a pior das consequências.
Não realizar o balanço da sua empresa é ficar no escuro, pois você não estará monitorando o seu progresso e estará tomando decisões sem base alguma, podendo chegar a prejudicar, e muito, os resultados. Portanto, ficará impossível identificar os problemas que há dentro do negócio, e sem identificá-los, não há chances de melhoria e otimização.
Dicas para o seu negócio fazer o balanço pós-fim de ano
Aqui vão algumas dicas para te ajudar a realizar um balanço pós-fim de ano e deixar sua empresa em dia:
Tenha suporte de um contador
Se sua empresa ainda não possui um contador, providencie um mais rápido possível, principalmente para te dar o apoio necessário no balanço. É com a ajuda dele que você conseguirá interpretar os resultados de forma mais assertiva, o que é essencial para as tomadas de decisões futuras.
Tenha em mente o cenário em que sua empresa está inserida
Infelizmente, é normal que o cenário da sua empresa seja algo que você não estava esperando. Porém, é necessário considerar o contexto em que sua organização está inserida (posicionamento, investimento e fase).
Uma técnica que se mostra muito eficiente é a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, traduzido como Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), pois é excelente para o momento de realização do planejamento estratégico, ajudando a identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.
Compare-se com os concorrentes
É fundamental mensurar a repercussão da sua marca no mercado e fazer um comparativo com o que foi realizado pelas empresas concorrentes. Desse modo, é possível ter novas ideias sobre como e em que investir, e também saber como fazer isso de forma mais eficaz.
Use as informações para planejar
De nada adianta fazer o balanço, ter as informações e não fazer nada com elas. Um bom planejamento de metas e estratégia tem dados como base, pois assim as decisões tomadas têm fundamento e finalidade.
Por meio dos dados, identifique o que precisa ser melhorado, o que está indo bem e qual modelo pode ser replicado para as demais áreas, com as devidas adaptações.
Analise recursos tecnológicos e de infraestrutura
No mundo em que vivemos hoje, é mais do que necessário investir em tecnologia para se manter competitivo no mercado, seja em soluções para o chão de fábrica ou para a gestão mais otimizada da empresa.
Sendo assim, com o auxílio de um sistema de gestão, dados que podem demorar a serem colhidos, passam a ser coletados e armazenados rapidamente, em questão de minutos e sem a necessidade do uso de papel.
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