Autocenter: 04 recursos para otimizar e organizar a gestão

Quer tornar o seu autocenter mais produtivo e organizado? Leia este artigo e conheça os benefícios da automação no seu negócio.

Introdução

É possível que haja uma visão de que apenas empresas grandes e do ramo do varejo ou afins tenham a necessidade de um sistema que ajude na organização de um empreendimento. Porém, iremos mostrar durante este artigo que qualquer nicho precisa de um sistema organizacional, independente do segmento.

E o foco hoje é em oficinas mecânicas, é um empreendimento que vai além do reparo de carros e motos. Por trás dos serviços, há uma série de processos que a gestão precisa estar atenta para garantir o sucesso da empresa.

Principais desafios na gestão de um autocenter

Assim como toda empresa, um autocenter também necessita realizar a abertura de caixa todos os dias, pois é um processo complexo. Atividades como o controle de estoque de peças, negociações de condições e valores com distribuidores, desenvolvimento de um bom relacionamento com os clientes e o monitoramento e gestão de colaboradores também fazem parte da rotina.

Tendo em vista os desafios, e aqui listamos alguns, é necessário encontrar uma estratégia que proporcione benefícios eficientes para a empresa.

Sim, o seu autocenter precisa da tecnologia

Temos certeza que você deseja manter o seu negócio competitivo no mercado, não é mesmo? Por isso, você não pode mais adiar a adoção da tecnologia em seu empreendimento, pois com certos sistemas e processos adequados, é possível aprimorar relatórios, prestações de contas, tornar o atendimento ao cliente mais ágil e personalizado, dentre tantos outros benefícios.

A competência e vontade dos profissionais de serem mais produtivos é maximizada se você estiver sempre se esforçando para facilitar a vida profissional. E, o tempo levado a se adequar ao uso de tecnologias dentro do trabalho pode ser mínimo, entretanto, certos ajustes certamente acontecerão.

Sendo assim, a maximização da produtividade dos seus colaboradores resulta em um gerenciamento melhor do seu autocenter.

Como o sistema de gestão pode se encaixar na rotina de um autocenter?

Temos certeza de que em algum momento da sua jornada como gestor de autocenter, você já se viu na situação em que um cliente pergunta se há um horário disponível em determinado dia, ou se há uma peça X disponível para venda no seu estabelecimento. E, ao demorar a dar retorno ao cliente, o mesmo desistiu da compra/agendamento ou buscou outro local onde teve um retorno mais ágil.

Essas são algumas das situações a serem otimizadas por meio de um sistema de gestão no seu negócio. Além, é claro, de manter a loja organizada, otimizando o atendimento ao cliente, tendo um retorno mais rápido ao realizar o contato.

Desse modo, um cliente satisfeito retornar mais vezes e, assim, você o fideliza, quesito importante para todo e qualquer negócio.

04 Recursos para otimizar e organizar a gestão do seu autocenter

Confira agora alguns recursos que a automação oferta e que te ajudarão a otimizar e organizar o seu empreendimento:

Ordem de Serviço

Ter um serviço de qualidade é o ponto forte que todo centro automotivo quer entregar. Uma boa revisão, troca de peças e óleo e manutenções gerais, que feitos com maestria, mostram ao seu cliente a qualidade do seu serviço.

Sendo assim, com um sistema de gestão é possível organizar e controlar os serviços prestados pela sua oficina.

Agenda

Marcou dois clientes para o mesmo turno ou horários muito próximos sem analisar o procedimento a ser realizado e calcular o tempo gasto para finalizar o anterior? Com uma gestão eficiente de agenda, você não precisa mais passar por isso.

Até porque, situações assim passam o sentimento de desorganização, que deixa o seu cliente insatisfeito pela espera gerada.

Monitoramento de Serviços

Se você ainda faz anotações relevantes em bloquinhos de papel com contatos de clientes, serviços realizados, pagamentos efetuados ou compra de peças e ferramentas, está mais do que na hora de abandonar este método.

Dados importantes sobre os clientes são uma importante fonte de dados. Já os documentos sobre os pagamentos e recebimentos podem ser facilmente organizados em um computador, por meio de um software de gestão, minimizando, desse modo, o risco de perda de informações importantes.

Quais serviços foram realizados no dia X, quais peças tiveram saída, qual cliente para realizar um pós-venda? Isso tudo e muito mais pode ser realizado por meio de uma gestão bem feita.

Fluxo de caixa

Com um sistema de automação comercial no seu autocenter, a gestão de custos da sua empresa torna-se muito mais simples e intuitiva, reunindo as informações de modo eficiente, como as despesas e receitas da sua oficina.

Isso otimiza a análise e controle financeiro, já que é possível acompanhar todo o fluxo de caixa dentro do software.

Um bônus do monitoramento do seu fluxo de caixa é saber quais serviços e produtos trazem mais lucro para a sua empresa e quais dos colaboradores realizam mais atendimentos. Isto é, você pode potencializar o que dá lucro, saber qual tem menos visibilidade e trabalhar campanhas de divulgação em cima dele, caso seja de sua vontade bonificar de alguma forma os colaboradores que mais se destacam dentro da organização.

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