Qual a importância de fazer Backup?

Os backups são uma ferramenta crucial para o dia-a-dia das empresas se tivermos em conta que, cada vez mais, todos os processos internos e externos são realizados por dispositivos informáticos.

Se a sua empresa possui um plano de contingência em caso de falha ou ataque informático, terá a tranquilidade de saber que a informação está segura, podendo restaurar todos os dados rapidamente, reduzindo assim o tempo de indisponibilidade.

Caso ainda não tenha, chegou a hora de entender a importância de fazer backup e como é importante contar com um sistema de confiança que auxilie o negócio. 

Vamos entender primeiro como funciona a sua relevância no setor empresarial. Acompanhe o texto.

O que é Backup?

Um backup trata de dados ou informações, no caso de uma empresa, ficam armazenados em local seguro ou em uma hospedagem em nuvem, permitindo o acesso quando necessário.

Ou seja, é um sistema que faz periodicamente cópias de segurança que ficam armazenadas para que em situação de perda daquela informação.

Seja por ataque informático, por falha na cibersegurança da empresa, por avaria ou qualquer outra razão, todos esses dados podem ser facilmente recuperados.

Isso permite que, em caso de perda por qualquer motivo, estas informações possam ser rapidamente recuperadas para que sua empresa possa manter seu funcionamento em todos os momentos.

E por que meus arquivos parariam de funcionar?

Embora a tecnologia avance a cada dia, equipamentos como computadores ou dispositivos móveis podem apresentar falhas no sistema e isso pode ocasionar a perda de informações ou a danificação de alguns arquivos

Outros fatores, como vírus, falta de energia ou mesmo um erro, também podem fazer com que um arquivo importante pare de funcionar, seja corrompido ou perdido completamente.

Os arquivos de backup podem ser armazenados de diversas formas e muitas delas funcionam por meio de serviços em nuvem. 

Você sabe o que é a nuvem? Este é um serviço que permite salvar e compartilhar informações pela Internet em diferentes servidores de hospedagem. 

backup-wsac-2

Qual a importância do Backup?

Na era da informação, todas as empresas armazenam uma grande quantidade de dados digitalmente. 

Isso, por sua vez, gera uma necessidade importante: manter seguras todas essas informações, provenientes de um software ERP, oriundas de transações com clientes ou resultantes do trabalho diário dos funcionários.

Veja a seguir porque você deve fazer o backup na sua empresa:

Organização

Caso exista um plano de recuperação para desastres informáticos, a empresa pode ter a certeza de que a continuidade do seu negócio está garantida perante qualquer problema que exponha os seus dados ou sistemas. 

Mesmo que ocorra um desastre ou catástrofe, como incêndio ou inundação, o estabelecimento poderá continuar a sua atividade, minimizando perdas.

Registro e armazenamento

Se o negócio tiver cópias de backup, ela terá a possibilidade de restaurar todos os sistemas operacionais novamente em um curto período. 

Assim, a companhia será mais eficiente e eficaz na hora de recuperar os dados.

Segurança

Quanto mais medidas de segurança houver para proteger as informações de uma firma, melhor. 

Backups são recursos que nunca serão demais e, também, se você tiver mais de um, melhor.

Menos perdas e falhas

No caso de ser realizado diariamente, permite o controle total sobre as informações em todos os momentos. 

Desta forma, a percentagem a salvaguardar não é deixada ao acaso. Um backup totalmente atualizado é armazenado. Seu sistema será o mesmo após qualquer revés.

backup-wsac-3

Vantagens do Backup

Ao longo dos anos, as instituições têm orientado a sua atuação para os dispositivos tecnológicos, para a análise de dados, para a automatização de tarefas e procedimentos

Por sua vez, a informação, os ficheiros, os dados, assumem uma importância vital no funcionamento geral que a organização deve ter. 

Por isso, veja as vantagens de fazer backup:

Facilidade na restauração de dados

Independentemente do motivo da perda de informações, elas podem ser recuperadas de forma rápida. 

Desta forma, o tempo de inatividade em que a empresa se encontra após uma perda de dados é reduzido ao máximo. 

O objetivo sempre será minimizar o tempo de inatividade e restaurar as informações perdidas.

Maior confiabilidade

Um sistema de backup automatizado e periódico permite que o negócio tenha sempre uma cópia atualizada de suas informações. 

Se por algum motivo você precisar recuperar os dados, a perda de informações será mínima. 

E isso também traz mais confiança aos clientes que sabem que a firma se preocupa com os seus dados.

Ótimo custo-benefício

Os modernos sistemas de backup para organizações contam com armazenamento em nuvem, implicando na redução de custos de hardware, manutenção e configuração.

Além disso, os serviços de armazenamento em nuvem elevam o nível de segurança da informação e permitem o acesso a cópias de segurança a qualquer momento.

Processos qualificados

O backup de dados é provavelmente uma das tarefas mais importantes a serem executadas periodicamente em qualquer firma. 

Garante a continuidade da atividade após sofrer qualquer incidente, perda ou desastre. Porém, nem sempre lhe damos o valor ou a importância que deveria ter na empresa. 

Por fim, a opção mais recomendada para as empresas são os softwares desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

Este tipo de programa oferece maiores vantagens para empresários e gestores de empresas. 

Eles geralmente têm uma capacidade de armazenamento bastante alta, uma interface fácil de usar e outros benefícios.

Como a wSAC pode te auxiliar?

Por isso, conte com o sistema wSAC habilitado para que o cliente consiga fazer o backup em uma área de sua escolha. 

Além disso, é importante que as empresas tenham um sistema para fazer o backup para caso de algum evento, não perca todos os registros, o que pode trazer muita dor de cabeça.

Estamos aqui para ajudá-lo! Na wSAC temos as soluções que você precisa para melhorar a segurança das informações da sua empresa.

Ajudamos você a ter um modelo facilmente escalável que pode ser integrado ao ecossistema de armazenamento e backup de sua empresa.

Você pode recuperar dados de desastres, mecanismos de controle, além de incorporar tecnologias de dados que otimizam os recursos de armazenamento. 

E por fim, ainda automatiza alguns dos seus principais processos.

Seja qual for a sua empresa, fazer um backup é realmente vital. É poder proporcionar maior segurança no futuro, garantindo o funcionamento da empresa daqui para frente. 

Seja qual for a sua decisão, seja um backup periódico ou pontual, encorajamos você a fazê-lo o mais rápido possível e contar conosco para aperfeiçoar os processos do seu negócio!